Das raízes capilares à urgência de existir e resistir

Write your awesome label here.
Influenciadora digital, escritora de stories e blogger
Neste workshop Maria Barbosa, conhecida no digital como Menina Maria, fala-nos de privilégio, representatividade, e de lugar de fala. Num país que não se acredita racista, e onde ainda não se fala o suficiente de questões raciais, Maria fala sobre a importância das pequenas ações e de ser anti-racista. Aborda também questões como apropriação cultural, feminismo negro, racismo estrutural, e como a sua coroa é mais do que só cabelo.

Maria Barbosa

  • Nível: Iniciante
  • Tempo de Estudo: 1:45H
  • Vídeo time: 45 minutos

Plano de Formação

Maria Barbosa
@menina_mar.ia

Maria Barbosa, filha de Venâncio e Evarista, terceira de 5 filhos, tia de 8, mulher e negra.

Sou formada em História da Arte e Património, tenho dois trabalhos, um no retalho e outro no digital. Precisamente porque não me realizo na vida profissional do primeiro…

Ao contrário da profissão que eu poderia realizar com o meu canudo, não há propriamente um nome cientificamente reconhecido para o trabalho que exerço on-line. Então, denomino-me como uma Escritora de Stories, Criadora de Conteúdos e BloggerBom e se for mesmo pra resumir tudo isso, sou influencer digital. Só que esta palavra é pequena para o tanto que cabe na minha ação. Começou por ser uma vontade e hoje é um propósito.

Parto de um lugar marcado por desigualdades estruturais e por viver numa sociedade com estas características, tudo o que faço, tenho de me esforçar 3 vezes mais. Afirmar-me como alguém que elabora um pensamento crítico sobre a humanidade, como alguém que é protagonista da sua própria história e que reivindica o seu lugar de fala, o ativista cruza-me o caminho.

O maior dos desafios é andar de coluna ereta, ante uma estrutura racista que me tenta silenciar e inviabilizar o tempo todo, denunciando desde o micro ao macro racismo presentes no nosso quotidiano.

A minha coroa (cabelo), extensão da minha existência, expressão da minha resistência catapulta-me para o exercício de desconstrução dos padrões de beleza.

Falo na primeira pessoa, com o @menina_mar.ia

ACTION COMMUNITIES

Estamos a inspirar um caminho para deixarmos o mundo um bocadinho melhor do que o encontrámos. Acreditamos no poder de combinar historias autênticas e inspiradoras com o acesso a ferramentas partilhadas por quem está na linha da frente da solução, para gerar mais mobilização coletiva.

WORKSHOPS

\Learnworlds\Codeneurons\Pages\ZoneRenderers\CourseCards
Criado com