Maria Barbosa, filha de Venâncio e Evarista, terceira de 5 filhos, tia de 8, mulher e negra.
Sou formada em História da Arte e Património, tenho dois trabalhos, um no retalho e outro no digital. Precisamente porque não me realizo na vida profissional do primeiro…
Ao contrário da profissão que eu poderia realizar com o meu canudo, não há propriamente um nome cientificamente reconhecido para o trabalho que exerço on-line. Então, denomino-me como uma Escritora de Stories, Criadora de Conteúdos e Blogger. Bom e se for mesmo pra resumir tudo isso, sou influencer digital. Só que esta palavra é pequena para o tanto que cabe na minha ação. Começou por ser uma vontade e hoje é um propósito.
Parto de um lugar marcado por desigualdades estruturais e por viver numa sociedade com estas características, tudo o que faço, tenho de me esforçar 3 vezes mais. Afirmar-me como alguém que elabora um pensamento crítico sobre a humanidade, como alguém que é protagonista da sua própria história e que reivindica o seu lugar de fala, o ativista cruza-me o caminho.
O maior dos desafios é andar de coluna ereta, ante uma estrutura racista que me tenta silenciar e inviabilizar o tempo todo, denunciando desde o micro ao macro racismo presentes no nosso quotidiano.
A minha coroa (cabelo), extensão da minha existência, expressão da minha resistência catapulta-me para o exercício de desconstrução dos padrões de beleza.
Falo na primeira pessoa, com o @menina_mar.ia